terça-feira, 22 de junho de 2010

O TARÔ

O Tarô é um jogo de cartas que funciona segundo o sistema oracular, porém, ao contrário do que muitos pensam, não se presta para adivinhar o futuro, mas sim para lançar luz sobre o presente.

É formado por 78 cartas divididas em 2 grupos: 22 ARCANOS MAIORES, representados nestas telas, e 56 Arcanos Menores subdivididos em 4 naipes, relacionados ao jogo de cartas comum.

Os mais antigos baralhos chegaram na Europa, provavelmente levados pelos árabes, no século XIV.

Só no século XVIII surge o Tarô de Marselha, compilado por Fautrier, um artesão marselhês, que desenhou seu jogo de cartas baseado nos raros mas semelhantes baralhos que existiam espalhados pela Europa.

Todas as demais versões vieram depois, inclusive o Tarô Egípcio, cuja realidade, distante do que dizem as mistificações, não provém da antigüidade nem do Egito, sendo mera repetição dos clássicos arquétipos de Marselha, base dos demais tarôs, neste caso reapresentados segundo uma roupagem egípcia.

                                    ARCANOS MAIORES DO TARÔ DE MARSELHA

Compilado originalmente no século XVIII, por volta de 1760, por Fautier, um artesão ilustrador marselhês, tendo por base os diversos baralhos já existentes na Europa desde o século XIV, o Tarô de Marselha foi mais tarde, em 1930, reproduzido por Paul Marteau, da família Grimaud, que até hoje mantém os direitos da impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário